Como Deixar de ser Consumista


Oi pessoal,




Comprar é muito bom, ter dinheiro para pagar as despesas da fatura do cartão sem preocupação melhor ainda, só que, algumas pessoas passam dos limites e se tornam consumistas em excesso.

Tudo é muito bom quando há o bom senso, seja para fazer compras, comer, se divertir, trabalhar e tudo o mais. Por mais agradável que possa parecer se faz necessário ter o cuidado de não se deixar pela situação levar de maneira excessiva. Acredite, até para a tristeza ou até nas coisas que desagradam pode haver excesso, mesmo a pessoa envolvida não desejando a situação.

Como Deixar de ser Consumista


De um modo geral, quando alguém está consumista, esse é apenas resultado de algo mais profundo e que, quando não se consegue lidar com isso de tal modo que esteja quase que compulsivo, o ideal é buscar ajuda profissional, a causa pode estar escondida, adormecida em algum transtorno.

Vamos às Dicas


Primeiro – Antes de comprar, avalie o motivo pelo qual quer fazer a compra para saber se precisa do produto, é um presente que quer e tem o direito de comprar para si ou para outra pessoa, se não vai gerar endividamento desnecessário sem ter a certeza de que na data do vencimento terá recursos para pagar.

Segundo – Não faça compras quando estiver sob forte emoção, por exemplo, com raiva, após uma discussão com o companheiro (a), depois de um dia de trabalho chato, não passou na prova ou qualquer coisa assim. Saiba que esse não é o melhor momento para tomar decisão de compras, o melhor é sair, dar uma volta conversar com uma pessoa amiga, ou ir simplesmente ir para casa e ler um bom livro.

Se de fato no dia seguinte ainda quiser comprar, terá mais serenidade e equilíbrio emocional para decidir.

Terceiro – Não se afogue em dívidas. As ofertas são muito convidativas com possibilidade de pagar parcelando no cartão, aí parece que está tudo certo, pois em uma loja a mensalidade fica bem baratinha, por volta de R$21,90, na outra um pouquinho mais R$ 56,80, sem contar as de menos de Vinte Reais. Depois, quando a fatura do cartão ou cartões chega, junta tudo e o valor que parecia baixinho vai para as alturas. Pense nisso.

©Redação SM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.